quinta-feira, 2 de setembro de 2010




Coloco o fone de ouvidos. O portal atrás de mim se fecha. Caminho devagar, mas, com passos firmes... sei pra aonde vou. Ligo a música: Coldplay não sai do meu MP4 faz tempo. Sabe quando você, simplesmente, NÃO CONSEGUE para de escutar alguma coisa? Pois é.
Passos, passos, passos e mais passos. Cheiro de pão de queijo que acabara de sair do forno. Compro uns: café da tarde pra família. Continuo meu caminho e quando o semáfaro abre... Voilà: a música que mais amo desse álbum. Aumento o som, porque o som da rua é alto, os carros, as buzinas... e eu quero muito escutar. Introdução... já fico emocionada, porque, não é de hoje que essa música me lembra alguém... E uma voz macia começa: "A warning sign/I missed the good part then I realized/I started looking and the bubble burst..."

Continuo a caminhada. Passo por dentro da universidade. É incrível como alguns locais nos trazem as mais variadas lembranças! Amores, passeios, decepções... É um misto tão grande de coisas ali, que nem sei muito bem o que pensar. Daí não penso. Observo. Observo os estudantes à minha volta, observo que cada um caminha em seu próprio mundo com fones de ouvido e que somente dividimos o caminhar e não a presença espiritual ali. A essa altura já me encontro próxima ao alojamento antigo -- onde se realiza uma das melhores festas juninas -- mas, não penso nisso. Observo com muita admiração a iluminação da tarde. O céu é avermelhado e existe aquele clima de felicidade, a despeito das pessoas que andam impunemente sem olhar para o Sol. Ele também as aquece...
Penso porque estou feliz. Um dia de trabalho, de aula de Francês, de amizades cultivadas com papos triviais. Realização pessoal. Amor... L'Amour... Sempre ele. Vontade de vê-lo. Amor. Sinto-me meio idiota quando me percebo apaixonada, mas, ça va... L'Amour.

Caminhada continua. O cheiro do pão de queijo me faz ter vontade de comer ali mesmo. Penso em tomar uma breja gelada que tem em casa. Ando novamente. Lembro-me de mais pessoas, de mais lugares, refaço mentalmente meu dia. Felicidade.
Continuo. Olho o rio. Perto de casa, falta uma subida e mais uns quarteirões. O Coldplay cede lugar ao Cartola... "Alvorada, lá no morro da Mangueira"... Nesse momento, o Sol já praticamente se despediu. Interessante que o sambista canta a Alvorada. Morro... Pesquisa. Periferia. Sim -- Felicidade.

3 comentários:

Nathalia disse...

Me sinto igualzinha a vc nessas caminhadas com fone de ouvido! e se estivesse circulando pela federal iria tbm ficar relembrando de tantas coisas, nossa. Adorei tudo oq vc escreveu, ficou mto poético. ah, l'amour =)

Chéri disse...

Oi, Aline. Tudo bem? Vi o comentário que você deixou lá no blog. Quando tiver terminado e apresentado a tese, posso enviá-la pra você, claro. Só que ela está em francês.

Beijos!

Mirelle Matias disse...

parei na parte do pao de queijo. que inveja poder dar de cara com eles, assim, despretensiosamente e leva-los pra casa.... hummmmm